segunda-feira, 17 de junho de 2013

Araguari participada 11 ª Agro Centro-Oeste Sindicalista cobra a regularização de assentamentos locais ao ministro do MDA

Produtos de araguari fazem sucesso na feira
Onze araguarinos representaram a cidade na 11ª edição da Agro Centro-Oeste, importante feira da agricultura familiar realizada na Universidade Federal de Goiás, UFG, em Goiânia (GO), entre os dias 12 e 15 deste mês. O evento visa incentivar a comercialização dos produtos da agricultura familiar e dar maior visibilidade ao setor. Além da mostra de produtos e cursos oferecidos, foram debatidostemas importantes como o acesso ao crédito, a comercialização por meio dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA), de Alimentação Escolar (Pnae), e os serviços de Assistência Técnica e Extensão rural (Ater). 
A Feira contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Também participaram dirigentes e representantes de associações, cooperativas e outras entidades ligadas ao setor, incluindo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguari, Cascalho Rico e Indianópolis, STR e a secretaria de Agricultura de Araguari.
O ministro do MDA afirmou que a iniciativa contribui no fortalecimento agricultura familiar no seu estado e região. Ele afirmou que os avanços experimentados pelo setor ao longo dos últimos anos é fruto de um conjunto de políticas que foram aperfeiçoadas. "Precisamos comemorar o aumento de renda por meio da aposentadoria, da formalização do trabalho no campo, o aumento nocrédito ofertado e a redução dos juros, além dos diversos programas voltados para o setor. Tivemos muitos avanços, mas somos os primeiros a reconhecer que precisamos mudar ainda mais”, destacou.

Sindicalista faz cobranças ao ministro 
O presidente do STR, Alcides Lima se reuniu com Pepe Vargas e cobrou agilidade na solução de pendências que afligem os assentamentos Bom Jardim e Ezequias dos Reis, situados em Araguari. Segundo ele, as pendências dificultam o desenvolvimento de atividades produtivas e estão relacionadas à regularização dos lotes, à delimitação das áreas ambientais e à falta d'água, dentre outros. "Os assentados estão de pés e mãos atados. Dependemos do Incra, do MDA, para resolver estas questões que se arrastam há anos, apesar de existirem projetos, feitos pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), referentes à definição das áreas e à disponibilização de água aos lotes", afirmou Alcides.
O ministro acolheu a reivindicação do sindicalista e informou que em meados de agosto uma equipe do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária deve vir ao município para vistoriar os assentamentos que, posteriormente serão então reestruturados e regularizados.  Este trabalho de vistoria será executado pelas superintendências regionais do Incra e deve ocorrer nos próximos 12 meses, em 159 assentamentos do país.  "Esta é mais uma conquista do movimento sindical e que consta na pauta de reivindicação do 19º Grito Terra Brasil, entregue ao governo federal", comemora Alcides.

Vargas, no momento em que experimenta anel que adquire de expositora
 araguarina.  À sua direita, o sindicalista Alcides Lima.
O estande de Araguari foi destaque na Feira e recebeu a visita do ministro Pepe Vargas. Ele conversou com os expositores, experimentou a cachaça Montanhesa e comprou um anel, feito artesanalmente de chifre de boi, para presentear a esposa. Além da cachaça e do artesanato de chifre de boi, os araguarinos também expuseram café, calçados de couro de tilápia, artesanato em tecido,papelão e madeira, crochê e mel.