quinta-feira, 19 de setembro de 2013

STR fará reunião com beneficiários dos assentamentos do Incra

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguari, Cascalho Rico e Indianópolis, STR, vai realizar uma reunião no Assentamento Ezequias dos Reis para discutir assuntos de interesse dos beneficiários daquele local. A reunião vai acontecer no dia 29, às 14 horas na sede da Associação daquele Assentamento. No encontro os líderes sindicalistas vão abordar assuntos relacionados à falta d´água, precariedade das estradas vicinais, Programa Nnacional de Habitação Rural (PNHR) e a titularização da terra.

Uma reunião com o mesmo objetivo deve ocorrer também Assentamento Bom Jardim, em data a ser definida. "Queremos relatar e discutir as ações que estamos desenvolvendo junto às autoridades competentes no sentido de buscar solução para estes problemas que se arrastam desde a formação dos assentamentos. Nossa proposta é conscientizar os beneficiários sobre a importância de estarmos coesos em nossas reivindicações para que o processo de solução seja levado à termo pelas autoridades, com resultados práticos e em curto espaço de tempo", afirma Alcides Lima, presidente do Sindicato. 

Segundo Alcides os problemas e cobranças são tão antigos quanto os assentamentos, criados há 14 anos pelo Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária . "Até aqui verificamos ter havido pouca vontade para resolver nossas questões. Agora esperamos ser de fato ouvidos e atendidos. Esta é nossa expectativa", finaliza Alcides. 
   

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Comitiva especial fará visita ao Assentamento Ezequias dos Reis

Comitiva durante visita ao Bom Jardim


Na próxima segunda-feira, 09, uma comitiva liderada pelo secretário municipal de Agricultura, Mauro César Rodrigues, visitará o assentamento rural “Ezequias dos Reis”.  O objetivo é de promover um reconhecimento do local e verificar as dificuldades enfrentadas pelos assentados. Na comitiva estarão representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar  e Nutricional - Comsea, da Superintendência de Água e Esgoto – SAE, da secretaria Municipal de Obras  e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Araguari, STTR.
 A mesma comitiva visitou, no último dia 02, o assentamento Bom Jardim. As visitas foram motivadas por graves problemas apresentados pelo STTR e dificultam e até inviabilizam atividades rurais em boa parte dos lotes.  “A maioria dos lotes dos dois assentamentos não tem água. Os acessos estão precários e tendem a ficar intransitáveis com o período chuvoso. Estamos tentando o apoio da administração para a solução destes graves problemas”, afirma Alcides Lima de Souza, presidente do Sindicato.
Segundo Alcides, desde a criação dos assentamentos , há 14 anos, os reassentados têm dificuldades para captação de água tanto para o consumo humano, quanto para a dessedentação dos animais. Também destacou que o Sindicato há muito cobra do poder executivo empenho na solução do problema, mas que agora espera ações efetivas do atual governo municipal. “Já adiantamos ao secretário que o INCRA tem feito parcerias com os municípios que entram com projetos e contrapartidas e o INCRA com os recursos. Talvez este seja o caminho”, pondera.
Jaime Ferreira Neves Junior, Presidente do Comsea,  que esteve  no Bom Jardim, reconhece a difícil situação das famílias que lá vivem . “Constatamos que problemas existem e precisam de solução. A ausência de água torna tudo muito difícil pois, ela é essencial ao desenvolvimento das atividades”, afirmou Neves Júnior.
O secretário de Agricultura  afirma que a administração tem total interesse em buscar solução. “A partir destas visitas e do levantamento das demandas, vamos fazer avaliações técnicas e nos movimentar na busca de possíveis caminhos para solucionar os problemas. Certamente as possibilidades de parcerias serão avaliadas e se forem viáveis, vamos correr atrás”, declarou o secretário.