segunda-feira, 22 de julho de 2013

1ª Feira da Agricultura Familiar é lançada no mês de agosto


MEL SOARES - A programação faz parte do plano de governo da gestão atual que o secretário de Agricultura Jonalvo Absair Lopes e sua equipe estão organizando para a comemoração dos 125 anos de Araguari. Segundo ele, algumas atividades antecedem a FEMAFRA (Feira Municipal da Agricultura Familiar de Araguari e Região) que acontecerá no Parque de Exposições Rondon Pacheco entre os dias 23 e 28 de agosto. “No dia primeiro de agosto, às 21h na CDL acontece o lançamento do concurso de redação com o tema: ‘A importância do consumo do peixe na alimentação’. O resultado será divulgado no dia 28 de agosto. No dia 23 do referido mês das 8 às 18h no auditório da Policlínica “Dr. Oabi Gebrim” haverá explanação e discussão acerca do Plano ABC de Mitigação Sustentável”, explicou o secretário.

Eventos no Parque de Exposições:
  • Dia 24, das 8 às 12h: 2º Seminário de Desenvolvimento Rural Sustentável e Soberania Alimentar;
  • Dia 26 das 8 às 12h: relançamento do Projeto Educampo.  No mesmo dia às 18h acontece o lançamento do PRONATEC – CAMPO;
  • Dia 27 das 8 às 12h: lançamento do Programa Sanitarista Mirim (Descobrindo a Agropecuária na Escola);
  • Dia 27 das 14 às 16h: encontro de Aquicultores e Secretários de Agricultura e Prefeitos do Pólo de Piscicultura Integrada do Alto Vale do Rio Paranaíba;
  • Dia 27 das 16 às 18h: criação de Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Sanidade Agropecuária / Mesma região pólo de Piscicultura.

Saldos positivos para o município

De acordo com o secretário Jonalvo Absair, os eventos irão propiciar formação de consórcios objetivando o crescimento regional, a exemplo dos encontros de aquicultura e de formação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Sanidade Agropecuária. Em entrevista, o secretário ainda destacou à participação dos Ministérios da Pesca - MPA, Desenvolvimento Agrário - MDA, Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais, dentre outros órgãos Estaduais e Regionais.

Os eventos que objetivam fortalecer a agricultura familiar no município contarão com a parceria de diversos órgãos, dentre eles, Sebrae, Ima, Banco do Brasil, Emater, Caixa Econômica Federal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Conab, Embrapa, Ebba, Coocacer, Aca, Flora Brasil e MRP Piscicultura Industrial LTDA.

Na visão de Jonalvo Absair, esta ação é muito importante para a cidade de Araguari. “Por meio desta Feira, com certeza o município marcará o seu nome na história da agricultura familiar e agronegócio”, ressaltou o secretário.

FONTE: Jornal Gazeta do Tiângulo 

terça-feira, 9 de julho de 2013

AgriMinas agrada expositores, consumidores e supera expectativas



Durante cinco dias, 135 expositores apresentaram seus produtos a um público aproximado de 45 mil pessoas, que visitaram a 8ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais –  AgriMinas – realizada  entre os dias 3 e 7 de julho, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. O evento teve como tema “Segurança alimentar: vida e cidadania”, e foi considerado, tanto pela organização quanto expositores, excelente para a promoção, fortalecimento e profissionalização do trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares. Além dos produtos da agroindústria e peças artesanais de várias regiões de Minas, com destaque para os doces, bebidas e especiarias típicas, este ano foram também realizados os cursos de capacitação, que tiveram inscrições concorridas por parte dos expositores.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguari, do Assentamento Ezequias dos Reis, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da prefeitura municipal, visitaram a feira. Alcides Lima aproveitou o evento para conversar com autoridades e lideranças ligadas ao segmento da agricultura familiar, dentre eles o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Mauro Morelli e o deputado estadual Adelmo Leão.  “Nas conversas abordamos  questões que afligem o agricultor familiar e buscamos mais apoio para as causas do setor. Todos com quem falamos foram receptivos, inclusive o deputado  de quem cobramos empenho no cumprimento de  compromissos firmados por ele quando estava à frente da regional do Incra e que, com sua saída, acabaram não se efetivando”, conta Alcides. Dentre os compromissos estão os projetos ambientais e de água para os assentamentos Ezequias dos Reis e Bom Jardim, e também a liberação dos Contratos de Uso e Concessão das terras aos assentados.
Público aprova e expositores comemoram
O consumidor final também aprovou o evento e pode encontrar produtos sem conservantes ou agrotóxicos, vindos diretos da roça, com preços justos, sem a figura do atravessador e com o diferencial  de terem sido feitos  artesanalmente, com muito amor, carinho e dedicação por quem precisa tirar da terra o seu sustento.  
Com a preocupação cada vez mais do consumidor com a origem e qualidade dos alimentos, principalmente com relação aos agrotóxicos, a demanda por produtos como os apresentados na AgriMinas cresce a cada ano, tanto que os expositores têm se preparado melhor para participar da feira, aumentando a quantidade ofertada. É o caso de Maria da Conceição de Jesus Lara, que trouxe para a feira o café orgânico Sabor de Minas, produzido no Sítio Campo Redondo, em Piedade dos Gerais. Segundo ela, para este ano ela trouxe 150 quilos de café, o dobro comercializado no ano passado. "temos muito o que comemorar, a feira é uma vitrine e ótima oportunidade de negócios", garante.

 Com Ascom Fetaemg

segunda-feira, 8 de julho de 2013

STR sedia curso de doces e salgados

Em mais uma parceria firmada, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguari, Cascalho Rico e Indianópolis, STR, sedia cursos que vão possibilitar a qualificação de mão-de-obra no segmento de doces e salgados para festa. São quatro modalidades oferecidas: Confeitagem em Bolos Artísticos, Massa Folhada para Doces e Salgados, Bombons Trufados  e Docinhos Decorativos para Festa. 
O curso será ministrado para duas turmas, sendo uma no período vespertino e outra no período noturno nos dias 09 e 10. O instrutor é de São Paulo e as vagas são limitadas. Em apenas dois dias o participante aprenderá a fazer bolos de festas e coberturas diversas como as pasta de chocolate branco,  americana e glacês de leite ninho, danone e de polpa de frutas. Também aprenderá como fazer flores e aplicações de fotos com folhas de papel arroz, comestíveis, e muitos outros. 
As inscrições estão abertas até as 18 horas desta segunda-feira (8), na sede do Sindicato, situado na Av. Cel. belchior de Godoy, 773, Bairro Goiás. Maiores informações pelo  telefone 34-3242-4650, em horário comercial.