quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

STR faz reivindicações ao Secretário Municipal de Agricultura

Secretário Jonalvo recebe reivindicações das mãos do líder sindical Alcides Lima

Na tarde desta quinta-feira, dia 17, o secretário municipal de Agricultura, Jonalvo Absair Lopes, se reuniu com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguari, Cascalho Rico e Indianópolis - STR. No encontro, realizado na sede da entidade, os sindicalistas fizeram uma exposição dos principais problemas e dificuldades enfrentados pelos pequenos agricultores de Araguari e reivindicaram ao secretário atenção especial e agilidade para a solução dos mesmos.

Na oportunidade Jonalvo afirmou que está levantando a realidade rural para que possa promover as adequações necessárias ao projeto elaborado pelo atual governo. “Queremos fazer um trabalho eficaz, que resulte em propostas viáveis e exequíveis, que traga respostas positivas a todo o setor produtivo, em especial aos pequenos agricultores”, destacou o secretário. Ele foi categórico ao afirmar que o desenvolvimento de políticas para a agricultura e pecuária  passam necessariamente pela união entre o poder público, setores produtivos, entidades parceiras, instituições e órgãos ligados ao setor. Jonalvo ressaltou ser fundamental a reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Dentre os assuntos abordados durante o encontro, está a falta d´água nos assentamentos Bom Jardim  e Ezequias dos Reis, que tem inviabilizado o desenvolvimento de atividades rurais e comprometido a qualidade de vida das famílias que residem nestes locais. O apoio da secretaria para a viabilização do Programa Habitacional Rural (Minha Casa, Minha Vida), do governo federal, foi também reivindicado ao secretário. “Este é um assunto de grande interesse dos trabalhadores e agricultores familiares e um dos pontos que vamos discutir na semana que vem com o prefeito. Então aproveitamos para pedir o apoio no sentido de agilizar este programa aqui no município”, conta João André Machado, presidente do STR, em exercício.

Ainda dentre as reivindicação dos sindicalistas estão: apoio para o funcionamento do gabinete dentário móvel doado pelo INCRA com a finalidade de atendimento dos assentados; emissão de documentos à comunidade rural (àqueles que ainda não tenham, em especial à mulher trabalhadora); a instituição de feiras com expositores formados exclusivamente por agricultores familiares; maior aproximação e apoio da prefeitura aos eventos promovidos pelo Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais; dentre outros. Os dirigentes ainda solicitaram ao secretário que faça, pessoalmente, visitas aos assentamentos e comunidades rurais. 

Para os participantes, a reunião foi positiva. “Percebemos que o secretário está disposto a trabalhar também focado no pequeno produtor. Ele quer parceria, união e nós estamos aqui para auxiliar. Apresentamos uma parcial das dificuldades e necessidades. Esperamos que realmente ele possa atender e desenvolver um bom trabalho”, afirma Alcides Lima, também dirigente sindical.

Quanto ao secretário, assegurou que irá analisar todos os pontos destacados pelos representantes do STR. “É da nossa vontade e da vontade do prefeito Raul Belém (PP)  contemplar e bem, e de forma especial os pequenos agricultores e os agricultores familiares. Vamos trabalhar para isso. As reivindicações serão analisadas, estudadas e o que for possível, vamos procurar atender.  As visitas estejam certos, irei fazer”. Ainda participaram da reunião Raquel Ribeiro, Celiomar Fragas, engenheiro agrônomo da secretaria e  Paulo da Costa, do assentamento Ezequias dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário