terça-feira, 9 de abril de 2013

Presidente da Fetaemg fala sobre agricultura e desenvolvimento Rural sustentável em Fórum promovido pela Epamig


O presidente da Fetaemg Vilson Luiz da Silva foi um dos palestrantes no Fórum Interface Pesquisa e Extensão promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (09/04). Em sua apresentação sobre o tema “Agricultura familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável” Vilson destacou o papel da agricultura familiar na produção sustentável. De acordo com os dados apresentados, 84% dos estabelecimentos rurais existentes no país são de agricultores familiares. Em contraponto, ocupam apenas 24% da área total destinada à produção.  Vilson traçou também um breve histórico das políticas de fortalecimento da agricultura familiar, ressaltando que muitas das conquistas se deram por meio das mobilizações de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, apresentando como exemplo o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Vilson ressaltou que Minas Gerais é o estado que concentra o maior volume de contratos do Pronaf, atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Em suas considerações finais o presidente destacou que a agricultura familiar precisa ser pensada de forma conectada ao Brasil e não algo à parte. Inclusive, inserida nas oportunidades de crescimento e fortalecimento econômico, com renda e qualidade de vida.  Para isso, é preciso trabalhar a organização das famílias e da produção local, tendo como foco o associativismo e cooperativismo, respeito ao meio ambiente, educação e capacitação dos principais atores envolvidos, que são os agricultores familiares.
O seminário teve como principal objetivo promover um diálogo entre pesquisadores, extensionistas e produtores rurais sobre os gargalos e as oportunidades na transferência de tecnologia para as atividades no meio rural.

FONTE: Imprensa Fetaemg

Nenhum comentário:

Postar um comentário